A partir daqui começa a produção de textos.
Começaremos com a entrevista. Depois, a história em quadrinhos, charge, vídeo e, por último, resenha crítica.
Foram feitas três entrevistas com a finalidade de mostrar a pluralidade cultural com relação ao gosto musical e ao que as pessoas entendem por música.Segue abaixo:
Primeira Entrevista
1- Quais os estilos de música que você gosta?
"Eu gosto muito de rock( folk rock,post rock, indie e progressivo), gosto muito de musica brasileira,principalmente clube da esquina e outros movimentos de vanguarda, de um modo geral gosto muito de bossa nova, samba,baião, e as manifestações de musica popular brasileira. Jazz e Blues também estão na minha lista de preferências e referencias".
2- Você gosta de algum tipo de música regionalista? Se sim, porque você acha q se identifica com ela?
"Sim, me identifico pq me identifico com o sertão, essa musica representa ideologicamente toda a minha raiz, a raiz do meu povo, minha cultura que herdei por herança.Desde criança acompanha a folia de reis e outras musicas ligadas ao cancioneiro popular, adoro o congo trazido da África alem de manifestações como o Baião, forró e outros. De uma maneira singular, essa musica carrega o sentimento do lugar onde cresci, e isso é importante pq contempla um dos sentidos da musica, a expressão".
3- Você gosta de música clássica? O que você acha da música clássica?
"Gosto muito de música Erudita, ou clássica. Mas gosto dos compositores eruditos, esses marcaram toda a musica com suas obras detalhadas, e complexas. Gosto da musica mas acho que há um problema em considerar essa musica como as melhores obras. O Que foi popular, só se transformou em clássico pelo tempo, em sua época eram canções populares. Concluindo, gosto da musica clássica, mas não como referencia única e genuína, mas como outra referencia qualquer".
4- Qual musica você conhece da música clássica?
"Conheço muitas obras de compositores como Mozart, Bethoven, Chopin, Schubert, Lorenzo Fernandes, Guerra Peixe , Alberto Nepomuceno, entre muitos outros... "
5- O que define para você uma música ser clássica?
"Clássica para mim, só me faz referencia ao classicismo, período da historia da musica antiga. Musica clássica para mim é aquela do período clássico.Gosto de chamar de musica erudita aquela produzida por grandes nomes da musica, e em seguida a referencia aos períodos. Mas de uma forma geral também entendo quando há referencias de musica erudita como sendo musica clássica".
6- O que é música erudita para você?
"Musica erudita, é aquela realizada por alguém com alto grau de erudição, ou seja de estudo em determinado assunto.Eu divido a musica entre períodos, e quanto ao sentido da musica. Não existe diferença para mim entre Chico Buarque de Holanda e Guerra Peixe, por exemplo. Há diferenças estéticas, históricas, alguns de importância histórica e cultural.Mas em geral, musica erudita é a musica realizada por alguém que estudou e tem teor de conhecimento".
7- Existe música ruim e música boa para você?
"Sim. Existe musica boa e ruim, em dois aspectos o primeiro é se contempla o objetivo dela, se for uma musica para vender e se essa é vendida, então é uma boa musica, é esse o argumento usado por produtores por exemplo, se é uma musica para expressar um sentimento de perda para outros e os outros ouvindo se emocionam, isso é uma boa musica para mim. Mas tem um segundo ponto, que é o pessoal, algumas coisas soam melhores, e algumas idéias são mais espertas e mais bonitas, mas isso é um ponto de vista pessoal, é o que me agrada. Por exemplo moro aqui na Áustria, costumo a ir a concertos de musica erudita, e popular e costumo estar em contato com diversas musicas de diversos lugares do mundo . Tem musicas que por mais que sejam chatas, elas conseguem vender, até aqui no país da musica erudita, onde Mozart nasceu Schubert ,entre outros, o povo escuta mais musica pop, cultura de massa .Apenas há uma diferença que aqui os jovens tem mais acesso a musica erudita, a concertos e nas escolas se dão mais valor a musica o que afeta a vida da população para melhor usam vez que a musica ajuda no desenvolvimento de diversas habilidades além de ser um fato de interação social".
8- O que seria uma música ruim e o que seria uma música boa para você?
"Por exemplo, até na musica erudita tem muitas peças que são muito bem compostas, mas não me agradam, esse é um fator pessoal de análise.Eu costumo gostar de musicas menos popularescas. Apesar de gostar muito também do que é bem populartoda a musica vai ser muito bem escrita ou não, ter uma boa idéia ou não, basta analisar qual foi o sentido dela, o que se queria contemplar com essa musica".
Segunda Entrevista
1- Quais os estilos de música que você gosta?
"Reggae e Rock n Roll".
2- Você gosta de algum tipo de música regionalista? Se sim, porque você acha q se identifica com ela?
"Po gosto.. a musica daki é oq? Rock' n roll né ! Moramos na capital do rock!"
3- Você gosta de música clássica? O que você acha da música clássica?
"Música clássica , vejo que é " bem tocada " , mas na minha opiniao é musica pra dormir, nao sinto a vibraçao, a emoçao de uma boa musica".
4- Qual musica você conhece da música clássica?
"Beethoven? "
5- O que define para você uma música ser clássica?
"po, sei lá! Po, eu acho q é nome dado à principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental, que abrange um período amplo que vai aproximadamente do século IX até o presente."
6- O que é música erudita para você?
"Musica erudita é o mesmo de música clássica".
7- Existe música ruim e música boa para você?
"Sim. Música boa é o que é bem tocada , ou com uma boa letra e q me faça ouvir."
8- O que seria uma música ruim e o que seria uma música boa para você?
"Musica boa é o q é bem tocada , ou com uma boa letra e q me faça ouvir. Musica ruim = sem musicalidade, letras idiotas e sempre no msm ritmo tosco."
Terceira Entrevista
1- Quais os estilos de música que você gosta?
"Rock,reggae,pagode,pop."
2-Você gosta de algum tipo de música regionalista? Se sim, porque você acha q se identifica com ela?
"Não."
3- Você gosta de música clássica? O que você acha da música clássica?
"Não muito."
4- Qual musica você conhece da música clássica?
"Não lembro o nome de nenhuma."
5- O que define para você uma música ser clássica?
"Os instrumentos utilizados".
6- O que é música erudita para você?
"Música clássica."
7- Existe música ruim e música boa para você?
"Observo as letras, e assim defino se é boa a música. Acho que existe gosto musical."
8- O que seria uma música ruim e o que seria uma música boa para você?
"Uma musica boa seria aquela que tem conteúdo na letra e com um toque agradável. E ruim seria o contrario, músicas vagas, com a repetição de apenas uma frase. "
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Música Popular Brasileira
Diversidade Musical Brasileira
Esse vídeo mostra a riqueza e a diversidade musical nos diversos estados brasileiros.
Música Erudita
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=G4YngQ49dSw acessado em 23/11/09 às 20:51.
Assinar:
Postagens (Atom)





